Visite nossas redes sociais

Capa

Prouni teve 1,5 milhão de inscrições; resultado sai nesta terça-feira

Publicado

em

MEC divulgou, nesta segunda-feira (3), balanço do Programa Universidade para Todos (Prouni) que teve 782.497 pessoas inscritas. Medicina foi o curso mais concorrido.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) recebeu 1.507.807 inscrições, feitas por 782.497 candidatos, de acordo com balanço do Ministério da Educação (MEC) divulgado nesta segunda-feira (3). O programa seleciona estudantes que serão beneficiados com bolsas de estudos em instituições de ensino particulares. O número de inscrições é maior do que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de curso.

Após ser adiado, Prouni tem inscrição aberta
O resultado do Prouni será divulgado na terça-feira (4), mesmo dia em que serão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Ficha de inscrição do Prouni — Foto Reprodução site prouni

Foram feitas 1.226.797 inscrições para as bolsas integrais e 280.290 para as parciais. O Prouni ofereceu, no primeiro semestre, 252.534 bolsas, das quais 122.432 foram integrais e 130.102, parciais (50%).

Cursos mais procurados no Prouni
Segundo o MEC, direito foi o curso com o maior número de inscrições (137.507), seguido de administração (121.871) e enfermagem (102.902). Medicina foi o mais concorrido, com 54 inscrições por vaga, seguido de Artes Cênicas, com 50 inscrições por vaga, e Comunicação Social – com ênfase em Cinema, com 41 inscrições por vaga.

Cronograma do Prouni 2020
Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro de 2020
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro de 2020
Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2020
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro de 2020
Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março de 2020

Como funciona o Prouni?
O Prouni é um sistema que seleciona candidatos do Enem para vagas em cursos de graduação de instituições privadas com bolsa de estudos parcial ou integral, segundo a nota do exame.

Cada candidato pode selecionar até duas opções de curso durante o período de inscrições pela internet.

Ao final da seleção, os candidatos aprovados devem levar até as instituições os documentos para comprovar que atendem os requisitos de bolsistas.

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/02/03/prouni-teve-15-milhao-de-inscricoes-resultado-sai-nesta-terca-feira.ghtml

Continue lendo
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capa

Se liga nessas dicas para o ENEM 2020!

Publicado

em

Escrito por

O psicólogo Rafael Camargo deu dicas para controlar a ansiedade em relação ao ENEM no site Guia do Estudante. Você quer receber algumas delas por aqui?

DICA 1: Deixe as questões mais difíceis para o fim. Passar muito tempo se estressando com algo que você não sabe pode te atrapalhar na hora de responder o que você sabe.

As três questões mais difíceis do Concurso de Técnico do TRF-4 - Segredos de Concurso

Distribuição aberta – TRF-4

DICA 2: A primeira coisa a fazer pra controlar o nervosismo é exatamente perceber que você está em um momento de ansiedade. Ao perceber algum sinal, como pernas inquietas, boca seca, mãos suando, tremores, entre outros, pare um pouco.

Como Superar o Medo e a Ansiedade na Hora da Prova?

https://segredosdeconcurso.com.br/

DICA 3: Pra controlar os sinais de nervosismo, você pode fazer um exercício de respiração.

🟡 Inspire o ar até sentir sua barriga se movimentando;
🟡 Expire devagar;
🟡 Repita algumas vezes até se sentir melhor.

Boa sorte!

Continue lendo

Capa

Rede Municipal de Ensino está com matrículas abertas para novos alunos

Publicado

em

Escrito por

O período de matrículas da rede municipal de ensino de Parauapebas para novos alunos já começou e segue até o dia 18 de janeiro. Para alunos do ensino fundamental (1° ao 9° ano) e pré-escola/educação infantil (alunos de 4 e 5 anos), as matrículas ocorrem de 7 a 11 de janeiro, enquanto que para os estudantes das creches (alunos dos 9 meses a 3 anos e 11 meses de idade), elas serão realizadas de 14 a 18 e seguirão critérios estabelecidos pelo decreto municipal de número 2305/2017.

Aqueles que desejam efetuar a matrícula devem comparecer à unidade educacional de sua preferência munidos das cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF (para aquelas que já o possuem); carteira de vacinação (para alunos da educação infantil), comprovante residência, cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário), além de 2 fotos 3×4 e do Histórico Escolar ou a Ressalva de Transferência (quando o aluno é procedente de outra unidade).

O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, no horário estipulado por cada unidade para melhor atender a comunidade. A maioria das escolas está realizando as matrículas de 8h às 14h.

Creches com vagas disponíveis:
Este ano, 16 escolas estarão recebendo alunos com idades a partir dos três anos, são elas: Dona Rosa, Comecinho de Vida, Zilda Arns, Moranguinho, Criança Esperança, Ana Maria Machado, Deyse Lorrena, Gente Inocente, Mundo Infantil, Monteiro Lobato, Pequeno Príncipe, Pingo de Gente, Sorriso de Criança, Turma da Mônica, Vovó Ana e Maria Salete.
As creches Ribamar Leite (Popular II) e Leide Maria Torres (Jardim Canadá) estão disponibilizando vagas para alunos dos 9 meses a 3 anos e 11 meses de idade.

Critérios para matrículas nas creches: As matrículas dos alunos com idade de ingresso em creche são regulamentadas pelo Decreto municipal de número 2305/2017. Ele estabelece critérios específicos, objetivando priorizar as famílias de baixa renda. Por isso, as matrículas destes estudantes ocorrerão em três etapas: inscrição, seleção (realizada por uma comissão) e confirmação de matrícula.

Para a inscrição, os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola munidos de originais e cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; comprovante de residência em nome dos pais ou do responsável legal do aluno; carteira de Identidade, CPF e carteira de trabalho do pai, mãe ou responsável; número de inscrição no Cadastro Único e comprovante de renda de todos os membros da família.

Para fins de seleção e matrícula, serão considerados os seguintes critérios: número de inscrição do Cadastro Único (renda total da família constituída); condição de moradia da criança; contexto familiar; ausência dos pais ou responsáveis legais, e demais adultos com famílias constituídas, por necessidade de atividade remunerada; idade da criança e a data que realizou a inscrição; e relatório da comissão.

Etapas do processo de seleção para matrículas em creches:
No período de 21 de janeiro a 7 de fevereiro, a comissão devidamente constituída pelos seguintes membros: um assistente social da Semed; dois representantes do setor de Educação Infantil da Semed; um representante do Conselho Municipal de Educação, fara a análise dos documentos e elaborará o relatório de conclusão do processo.

Após a análise do relatório formalizado pela comissão, as unidades educacionais informarão aos responsáveis sobre as inscrições deferidas e indeferidas, para que as confirmações das matrículas sejam efetivadas até o dia 8 de fevereiro.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável por uma das maiores redes de ensino da região, está prevendo receber mais de 1.500 novos estudantes no ensino fundamental e na educação infantil (creche e pré-escola).

Mais informações sobre as matrículas poderão ser obtidas diretamente nas unidades escolares nas quais se pretende realizar a matrícula.

 

Texto : Messania Cardoso | Semed – Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

Continue lendo

Atualidades

Pré-matrícula para a rede estadual de ensino ocorrerá entre 14 de dezembro e 9 de janeiro

Publicado

em

Escrito por

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estará disponível para atender as demandas de pré-matrícula que se iniciam na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, e seguem até 9 de janeiro de 2021. Neste momento, a demanda é exclusiva para alunos que ainda não fazem parte da rede estadual de ensino. A expectativa é de que a oferta para este ano fique entre 100 mil a 166 mil novas vagas. A rede atende, atualmente, 576 mil alunos nas 927 escolas em todas as regiões do Pará

O processo de pré-matrícula ocorre no site www.seduc.pa.gov.br, de segunda a domingo, ou por meio da Central de Atendimento 08002800078, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Logo após o encerramento da fase de pré-matrícula, a Seduc fará a etapa de confirmação da matrícula.

Os documentos necessários para a confirmação são: original e cópia da certidão de nascimento, da certidão do registro civil ou do RG, original e cópia do CPF e do comprovante de residência atual, duas fotos 3×4 recentes, carteira de vacinação (crianças); carteira de vacina (jovem) e cartão de vacina (adulto), Cadastro Único /CADUNICO – somente a cópia da folha da frente (folha resumo), além do original da ressalva ou do histórico escolar.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, todos os alunos da rede estadual matriculados em 2020 serão rematriculados em 2021, na série subsequente. Caso o aluno queira ser transferido para outra escola, deverá procurar a secretaria da escola na qual está matriculado para fazer a referida solicitação.

CALENDÁRIO

– 14/12/2020 a 09/01/2021: Pré-matrícula novos alunos

– 11/01 a 02/02/2021: Período de confirmação das novas matrículas

– 11 a 15/01/2021: Confirmação de novos alunos com deficiência

– 18 a 25/01/2021: Confirmação de matrícula de novos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; das turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental I; da 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental, Saberes da Terra – Fundamental, Some Fundamental, Educação Infantil Indígena – Pré-Escola, Educação Indígena Ensino Fundamental I e II, e 1ª à 4ª etapa da EJA Fundamental Indígena, Ensino Médio Regular.

– 26/01 a 02/02/2021: Confirmação de matrícula dos alunos novos do Ensino Médio Regular (1º a 3º série); 1ª e 2ª etapas da EJA Médio, SEI, Some Médio, Ensino Médio EJA Campo, Educação Indígena Ensino Médio.

A partir do dia 03/02/2021 até o dia 03/03/2021 – Matrícula de novos alunos sem pré-matrícula, na própria escola, considerando o saldo de vagas remanescentes.

FONTE: https://agenciapara.com.br/noticia/23939/

Continue lendo

Trending